“Se não vos tornardes como esta criança” de Hans Urs Von Balthasar

300xO Padre e memorável Teólogo católico Hans Urs Von Balthasar, autor de vastos e eminentes escritos, redige, já no final da sua vida, uma pequena obra espiritual intitulada Se não vos tornardes como esta criança.

O Teólogo presenteia-nos com um belíssimo itinerário espiritual, constituído por sete breves meditações sobre a condição fundamental de ser criança. Este carácter de ser criança, ser-filho, é sempre apresentado e desvendado na relação continua com o Pai, tal como aconteceu com Jesus, o Filho Primogénito, e como sucede em cada criatura humana que possui uma «identidade arquetípica» com a inconfundível unidade do amor divino e humano.

Partindo das muitas advertências que Jesus nos faz ao longo do Evangelho, o Pe. Von Balthasar expõe hermenêuticas que nos ajudam a entender melhor aquele fenómeno de atração que Jesus tinha pelos mais pequenos, a justificar o porquê de assim ser e a perceber melhor as implicações relacionadas com este mistério dos mais pequenos.

Este livro é de novo um convite à descoberta do ser-filho em plena vida adulta, isto porque, a bondade de Deus revela-se presente na simplicidade dos pequenos, ao invés da sagacidade nos adultos. No fundo, trata-se de um convite à conversão infantil, ao nascimento do alto (Cf. Jo 1,13), à redescoberta, que pode e deve ocorrer em cada um de nós para que nos mantenhamos no seio do Pai (Cf. Jo 1,18). 

  • Visualizações: 189