A Santa Missa, Comentário espiritual da celebração

Autora: Anna Maria Cànopi
Editora: Secretariado Nacional de Liturgia, 2021

A Missa é a fonte, o centro e o ápice da missão da Igreja e de cada vida cristã. Quem participa conscientemente na Missa tem uma experiência vital de oração, de perdão recebido e oferecido, de escuta da Escritura e de verdadeira comunhão com Deus. 

Com este livro, a Madre Cànopi pretende ajudar-nos a compreender e a viver bem a Missa. O grande mérito da autora é ter explicado, de forma clara, simples e atraente, holística e sinfónica, todos os valores e aspectos da Missa, não se limitando aos grandes temas do sacrifício e do banquete, das duas mesas do Pão e da Palavra, que embora fundamentais, verdadeiramente, não esgotam o imenso significado da Missa. 
 
A Madre Cànopi, apresentando-nos com exatidão teológica as várias partes da Missa da sóbria Liturgia Romana, não faz um tratado doutrinal, mas no seu comentário espiritual comunica-nos uma experiência, que é a sua própria experiência, na qual nos convida a entrar, e que ilustra com referências adequadas e contínuas a textos bíblicos, patrísticos e a autores modernos.