Ó Trindade que eu adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus

TrindadeQEuAdoroCom este livro, de 139 páginas, editado em português pela Paulus, Guido Marini propõe-nos a aventura da descoberta do rosto de cada uma das Pessoas da Santíssima Trindade. O seu ponte de partida é a contemplação analítica do ícone "A Trindade" escrito por Andrei Rublev, como janela aberta sobre o mistério de Deus Trindade.

Posteriormente, propõe-nos a meditação da parábola do pai e dos seus dois filhos (Lc 15, 11-32), da parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37) e o encontro de Jesus com Zaqueu (Lc 19, 1-10) que, lidos em chave trinitária e com a ajuda da leitura espiritual e simbólica dos Padres da Igreja (para além do sentido literal), nos ajudam a sabermo-nos acompanhados pela Santíssima Trindade que nos habita.

O autor convida-nos a ir à procura do rosto do Espírito Santo, através das várias imagens do Antigo e do Novo Testamentos. Esta aventura culmina com a consideração de que a cruz de Jesus é o coração do mistério trinitário, onde Maria está desde o mistério da anunciação.

2021 09 12 154038(Santíssima Trindade, na Capela de São José, do Seminário Interdiocesano)