Lamego. Ordenação Diaconal de João Pereira

20201121ord diaconal joao pereira01No dia 21 do corrente mês foi a comunidade do Seminário Interdiocesano convidada para participar na Ordenação Diaconal do neo-diácono João Pereira, antigo seminarista deste Seminário. Este escolheu como lema “Deixo-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, o façais vós também”, do capítulo 13 do Evangelho segundo São João. A celebração principiou pelas 10h e decorreu na Sé Catedral de Lamego, presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom António Couto.

20201121ord diaconal joao pereira02É sempre com uma alegria transbordante que o Seminário Interdiocesano encara os passos significativos que os seus seminaristas dão, sentindo-se que a missão desta casa de formação fica completa com a realização do fim para a qual foi criada – a formação de futuros diáconos e presbíteros.
Ao celebrar, de véspera, neste dia, em toda a Igreja universal, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, e ao mesmo tempo, na Igreja particular de Lamego, a do Aniversário da Dedicação da sua Catedral, o Senhor Bispo exortava na homilia a que os cristãos “nasçam do cume”, propiciando-se para isso atitudes de interioridade de que falava o Apóstolo Paulo na segunda leitura: “não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. É o cuidado do “templo interior” que somos que se reflete no exterior, na união das pedras vivas à rocha firme que é Cristo.
20201121ord diaconal joao pereira03O momento de Ordenação foi vivido com muita intensidade, tendo-se presente o que se estuda na Teologia: “é próprio do diácono, na medida em que lhe for indicado, pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo em nome da Igreja, levar o Viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, presidir aos ritos do funeral e da sepultura. Consagrando-se aos serviços da caridade e da administração, lembrou-se a recordação de São Policarpo: «Sede misericordiosos e diligentes, e caminhai na verdade do Senhor, que Se fez servo de todos»” (Lumen Gentium, 29).
É a imitação da Diaconia do Senhor, que agora se faz presente na pessoa do diácono João Pereira, que nos entusiasma a prosseguir na “sequela Christi”, de modo que pelo Seu exemplo outros se sintam interpelados a servir o mesmo Senhor.

20201121ord diaconal joao pereira04

20201121ord diaconal joao pereira05