V Domingo da Páscoa

HABITAR DEUS5 PASCOA

0. Preparação

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Jo 14,1-12.
- Por meio do texto, percebo as palavras que Jesus dirige aos seus discípulos. Tento alcançar a mensagem. O que me diz, hoje? O que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

2. Meditação
Junto com o mandamento do amor, a declaração de Jesus, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, é central no evangelho de S. João. Constitui a herança deixada a quem O segue. O discípulo é chamado a seguir por Ele, pois não existe melhor caminho para Deus. Jesus é verdade porque Ele é manifestação fiel do plano do Pai. Por fim, a sua prática foi um contínuo compromisso na promoção e dignidade da existência humana, para que eu tenha vida em abundância. Em Jesus, tenho por morada o coração de Deus. Imitando-O, prolongarei as suas obras.

3. Oração com Deus
Senhor, estou desgastado pela incerteza deste tempo que se prolonga. Mas sossegas o coração com as tuas palavras. Não queres que sucumba à perturbação. Desafias-me a acreditar em Ti, plenamente. Todavia, pergunto: o que, em mim, ainda Te resiste? E porquê? Sem enfrentar estas questões, continuarei fechado ao dom da tua Paz.
Além das circunstâncias, afirmas que tenho morada no coração do Pai, conTigo. Mas, como lá chegarei!? Não sou digno, nem tenho forças. Porém, contrariamente a Tomé, conheço o caminho. É por meio de Ti, seguindo a direção que as tuas palavras indicam ao meu viver. A tua fidelidade à vontade do Pai é a verdade que deve guiar o meu existir. E o exemplo da tua entrega, por todos, é a vida que preciso para o meu atuar. É todo um programa! Serei capaz de o realizar? Ajuda-me, Senhor, pois sou fraco. Que o teu Espírito me reanime, nesta hora em que tenho de reinventar a minha forma de viver, relacionar e acreditar.
Por fim, deixas a tua promessa, em jeito de herança e desafio: “Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores”. Sim, quero acreditar e realizar as tuas obras.

4. Contemplação
Senhor, em Ti encontro guarida. És minha casa, meu chão, meu refúgio. Em Ti o meu futuro experimenta a paz do caminho; meu passado encontra a verdade que cura; e meu presente revela-se vida plena. Por tudo isto, Te louvo e Te dou graças. Confiante, abandono-me nas tuas mãos. Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Contemplo e adoro.
Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

“Quando amardes, não deveis dizer ‘Deus está no nosso coração’, mas antes ‘Eu estou no coração de Deus’.” (Kahlil Gibran)

- Onde (em quê ou quem) procuro o Caminho, a Verdade e a Vida?
- A certeza de ter Deus como Pai traduz-se em mais alegria e esperança?
- O meu testemunho serve de orientação para os que me rodeiam?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de ter Jesus como nosso caminho, verdade e vida.

Refugiado na própria casa,
Achei-me desabrigado,
Deslavado por tanto desmando.
Incerteza e temor fizeram lar em mim,
Exilando-me na fronteira do que sinto.
E meu hoje, cético, pergunta:
Como será o teu amanhã?

“Não se perturbe o teu coração”, disseste.
“A casa de meu Pai tem muitas moradas.”
Assim me brindaste tua paz e a promessa:
O teu adeus não Te dilui nem me aparta;
Antes, apronta e conforma tudo a-Deus.
Em Ti, achei trilha e verdade, a recriar vida.
Em Ti reencontrei minha pátria e morada.
Do meu interior, responderei ao exterior.

Gabrielle Aplin – Home