Um ponto de encontro que diminua as distâncias

rua santa margaridaCar@ visitante, bem-vind@ a este sítio do Seminário Interdiocesano de S. José, promovido pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, para a formação dos seus futuros presbíteros.

Citando o Papa Francisco, aquando da Mensagem para a 48ª Jornada para a Comunicação Social (1º de junho de 2014), no n.º 98 da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral (de 8 de dezembro de 2016) pode ler-se: «os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos».

Já no n.º 97 daquele documento sobre a formação sacerdotal, se tinha sublinhado que «a utilização dos mass-media e a aproximação ao mundo digital são uma parte integrante do desenvolvimento da personalidade do seminarista, porque "através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios– adquirido já no período de formação – com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor"».

Deste modo, procurando diminuir as distâncias com as dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, propõe-se este sítio da Internet como pondo de encontro na tentativa de construir pontes, quer entre as etapas precedentes (pastoral vocacional, pré-seminários, seminários menores) e as da formação permanente do clero, quer entre as comunidades de onde são provenientes os nossos seminaristas e a porção do Povo de Deus que está nas nossas dioceses a contribuir com oração e bens materiais para a sua formação. A partir daqui queremos manifestar a nossa gratidão e a partilhar subsídios de oração ao Senhor da Messe, para que mande mais trabalhadores para a sua messe. Porque, como se vê a partir desta nova "praça" formada por estas redes sociais, aquela messe é grande! (cf. Mt 9, 37-38)