As etapas do itinerário formativo

A atualização das metas formativas não deve estarnecessariamente ligada ao tempo percorrido no Seminário e, sobretudo, aos estudos jáconcluídos. Isto é, não se deve chegar ao sacerdócio somente em razão de sucessãode etapas dispostas segundo uma ordem cronológica e estabelecidas previamente,como que “automaticamente”, independentemente dos progressos efetivamenteconcluídos no âmbito de uma maturação integral. A ordenação deve representar ameta de um caminho espiritual realmente cumprido, que, gradualmente, ajudou oseminarista a tomar consciência da chamada recebido e das características próprias daidentidade sacerdotal, consentindo-lhe alcançar a necessária maturidade humana,cristã e sacerdotal. (RF 58b)

• Discipulado
  • Configuração
  • Síntese vocacional

A Comunidade

A comunidade do Seminário é, de fato, uma família, caracterizada por um clima  que favorece a amizade e a fraternidade. Tal experiência ajudará o seminarista a melhor compreender, no futuro, as exigências, as dinâmicas e também os problemas das famílias que serão confiadas ao seu cuidado pastoral. Nesta perspectiva, será de grande benefício para a comunidade do Seminário abrir-se ao acolhimento e à partilha com diversas realidades, tais como, por exemplo, as famílias, as pessoas consagradas, os jovens, os estudantes e os mais pobres. (RF, 52b)

Seminaristas do 1º Ano:

Reitor

P. Serafim Reis (Guarda)

Diretor Espiritual

P. Bráulio Félix (Lamego)

Prefeito de Estudos

P. José António (Bragança-Miranda)

Ecónomo

Colaboradores na direção espiritual:

P. Álvaro Balsas, S.J.

P. Bruno Nobre, S.J.

Um ponto de encontro que diminua as distâncias

rua santa margaridaCar@ visitante, bem-vind@ a este sítio do Seminário Interdiocesano de S. José, promovido pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, para a formação dos seus futuros presbíteros.

Citando o Papa Francisco, aquando da Mensagem para a 48ª Jornada para a Comunicação Social (1º de junho de 2014), no n.º 98 da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral (de 8 de dezembro de 2016) pode ler-se: «os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos».

Calendário

LEGENDA: SI - Seminário Interdiocesano, FT - Faculdade de Teologia, D - Etapa do Discipulado, C - Etapa da Configuração, Sv - Etapa da Síntese vocacional, DB - Diocese de Bragança-Miranda, DG - Diocese da Guarda, DL - Diocese de Lamego, DV - Diocese de Viseu

INTEGRAR CALENDÁRIO NA AGENDA PESSOAL: link direto | iCal | url público